Translate

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sobre o Artista Marcial

Muitos tem por costume ver o artista marcial com um olhar repulsivo e de indiferença. Tomam por cultura que, o praticante de artes marciais, é aquele cujo seu objetivo é sobre sair sobre os mais fracos, ou implicar situações de risco ou de pura e simplesmente violência na sociedade. O ignorante não é aquele que não conhece uma arte marcial, mas é aquele que não a entende, que não se dá conta de que cada estilo ou modalidade possui uma característica própria que o estilo que se pratica é formada por um conjunto de níveis ou etapas, tal como a parte prática e a parte teórica. Ambas são necessárias para que se forme um estilo por inteiro.
A filosofia marcial vai além de uma sala com tatames, ou até mesmo grandes templos adornados com enfeites, estatuas e ouro. A filosofia marcial deve estar em nossas casas, em nossos trabalhos, em escolas, hospitais e principalmente em cada um dos praticantes, seja qual for sua modalidade. Uma das maiores armas e chaves para o alcance da perfeição além do treino incessante é o respeito entre os estilos, colegas e mestres e compreender que o que se pratica na arte marcial deve ser aplicado de forma civilizada e sempre sujeito a novas ideias e opiniões. Aquele que simplesmente entra para um estilo com o objetivo de ser o melhor ou por motivos pessoais que possam causar danos a terceiros deverá entender que seu treinamento será mais árduo e até mesmo eterno, pois certamente se afastara cada vez mais da perfeição enquanto não estiver com o olhar de um verdadeiro artista marcial. Os mais fracos não servem aos artistas marciais, pois os praticantes de artes marciais servem aos mais fracos, e todos sabemos que mesmo o fraco, pode se tornar forte algum dia com a prática e a busca pela perfeição.
Não importa qual modalidade ou estilo você pratica, Kung Fu, Karate, Taekowndo, Kempo, Capoeira, Jiu Jitsu, Aikido, Boxe, e etc. Se você é simplesmente uma pessoa boa, que ajuda, respeita, orienta sempre que possível, é aberto a novos pensamentos e opiniões.

Pode se considerar um verdadeiro artista marcial. 

Por Carlos Felipe de Mamam