Translate

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Um lindo material para se ter sobre o filme IP Man o Grande Mestre

http://tbbt.com.br/action-figure-review-enterbay-ip-man/

Video muito interessante em 3d

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Depois da aula sempre no curso de introdução ao estilo Wing Chun, se tira as dúvidas, detalhamente de forma personal e calma, aqui o making of de um desses momentos de descontração, pra perceber que qualquer lugar pode se fazer as correções e manter o espírito de estudo do estilo com o golega de treino!


Dúvidas frequentes
Ao criar este blog , senti a necessidade de abordar aqui, algumas das várias indagações referentes ao kung fu, em especial ao Wing Chun, e lendo respostas de vários mestres do estilo as reproduzo aqui como sinal de respeito ao estilo por nós ensinado e as escolas existentes em todos os lugares. Fiz um apanhado das perguntas e busquei, sem rodeios, respondê-las. Veja:


 A escola faz uso de faixas coloridas?
Não. O sistema de hierarquia sempre existiu nas artes marciais existentes no mundo, mesmo que não distinto por meio de faixas, cordões ou cores. Nos primórdios do kung fu as faixas coloridas serviam tão somente, para segurar as calças – naquela época ainda não havia sido inventado o elástico, o cinto; por isso os camponeses faziam uso de tiras de pano coloridas para amarrar as calças.

Dentro do Wing Chun Kung Fu não existe graduação por meio de faixas coloridas.

Em nossa associação de Arte Marcial Chinesa, o aprendizado é realizado em sete níveis – referentes aos conhecimentos iniciando pelo SIL LIN TAO, cada um distinto por uma cor de camisa se necessário.   

Existe algo que diferencie um aluno do outro?
Sim. 

A forma de estágio adotada por algumas escolas (em sete níveis, associados à cor da camiseta) não tem o intuito de prejudicar ou alterar a tradição, e sim, de facilitar a compreensão por parte dos novatos. Para tanto, é necessário que cada estudante se conscientize de que o conhecimento (de qualquer arte) não deve ser limitado por etapas, graus, faixas ou cores.

A ordem das cores adotada por algumas  escolas de Wing Chun não tem relação alguma com a cor de cada um dos sete elementos. Optam por - obedecer ao mestre  de cada escola - por seguir a ordem da cor que vai da mais clara a mais escura:

Estágio Introdutório, camisa na cor Branca;
Estágio Básico, camisa na cor Amarela;
Estágio Intermediário, camisa na cor Vermelha;
Estágio Avançado, camisa na cor Verde;
Estágio Superior, camisa na cor Preta.

Quanto tempo o aluno permanece em cada estágio?
Tudo é relativo. O tempo de transição de um estágio para outro é relativo, está associado à capacidade de absorção e compreensão do aluno. As lições são transmitidas à medida que cada um assimila as técnicas.

Como é feita a avaliação?
Quanto à forma de avaliação, a mesma é feita com base no observar  em cada aula, e no seguir dos dias. É observada não somente a capacidade técnica do aluno; a cada dia, fora ou dentro do treino são analisados o comportamento, assiduidade, respeito e outros modos. Além, é claro, do amadurecimento do mesmo em cada técnica, da capacidade de fluir com suavidade, firmeza e energia explosiva. A passagem de um estágio a outro pode ser proveniente de uma análise feita por uma banca examinadora, ou da decisão do professor responsável.

E quanto ao uniforme?
Seguindo aos padrões , o aluno faz uso de calça na cor pretasapatilha chinesa – lona ou couro -, meias na cor branca, e camiseta (de acordo com a graduação do aluno quando necessário). Não usamos faixas como sistema de graduação.
Ao professor, é permitido o uso do tradicional blusão chinês. (I fu)


Qual a idade para se iniciar no Wing Chun Kung Fu?
A idade ideal é a partir dos 13 anos – até uma idade mais avançada desde, que antes, consulte um médico -, por acreditar que antes desta idade a criança está passando por desenvolvimento da estruturação óssea além, de ainda, não ter maturidade suficiente para compreender uma arte tão detalhista e minuciosa que é o wing chun kuen.

Mas isso não impede que uma criança com sete, oito ou 10 anos de idade receba aulas de wing chun kunf fu. Desde que o professor tenha consciência e cuidado na transmissão do estilo, não há erro algum.

Irei treinar juntamente com alunos mais graduados?
Sim, mas em alguns treinos a classe será separada. Estudar, pesquisar, treinar e transmitir Wing Chun é, para mim, filosofia de vida. Cada aluno é um, sempre diferente do outro, independente de ser do sexo masculino ou feminino; se é mais jovem ou mais velho, se quer somente exercícios para melhorar a saúde ou para desenvolver-se nas técnicas marciais.

Um professor cuidadoso deve manter uma classe pequena – entre seis ou 12 alunos – para que possa cuidar com presteza maior cada um deles; existem exercícios que todos poderão executar, bem como existem exercícios que somente outros – por serem mais avançados tecnicamente – poderão fazer. A homogeneização da turma permitirá que cada aluno progrida tendo como espelho seus colegas de academia. 

E quando o aluno vem de outra família de Wing Chun?
Existem várias famílias de wing chun, cada uma delas tem seu método particular de ensino. Sendo assim, o aluno que treinou sob a tutela de outra família terá que se adequar ao sistema de ensino da nossa escola, que tem como base o mesmo método da Família  de Wing Chun Kung Fu da qual a formou.

Às vezes, alunos com conhecimentos advindos de outra escola ou família acabam encontrando dificuldades para compreender as lições. É preciso ‘esvaziar a xícara’, começar tudo de novo antes de adentrar em uma nova família. Paciência, humildade e perseverança quebrarão qualquer barreira na hora de aprender. 
      
Gostaria de representar sua escola, como faço?
Primeiro: deixar de lado – sem perder a vontade – a idéia de representar-nos. Iniciar os treinos deste modo atrapalhará a verdadeira compreensão do estilo. Segundo:compreender o significado FAMÍLIA, e preparar-se para um dia, quem sabe, se tornar um filho nascido na nossa família. Isso demanda treino, perseverança, desprendimento, humildade, amadurecimento e muito, muito treino. Terceiro: ser verdadeiro, não-hipócrita, um verdadeiro exemplo positivo para seus colegas, e para a sociedade.
Somente depois de muitos anos sob a orientação do mesmo mestre fui convidado a fazer parte, integrar a uma outra família de Wing Chun Kung Fu. Mesmo assim, ainda não me sinto um bom representante. Esforço-me a cada dia.

Infelizmente, para desgraça do Kung Fu genuíno, muitos alunos – após o pagamento de dezenas ou centenas de dólares – estão aptos a ministrar Wing Chun. Outros, após algumas horas de vídeos-aulas se auto-intitulam mestres!
É preciso resgatar não somente o Wing Chun, mas toda a arte marcial chinesa e seus incontáveis estilos. O conceito Família deve ser urgentemente resgatado. Kung Fu sem família não é Kung Fu.

Sou evangélico, posso treinar Wing Chun?
Sim! As nossas portas estão abertas a todas as classes sociais, religiosas e partidárias. Apesar de o kung fu estar ligado ao budismo e ao taoísmo no passado, isso não significa que para ser praticante da arte você tem de ser taoísta ou budista.
Em nossa escola não discutimos princípios religiosos, nem budismo, nem taoísmo; muito menos política ou comportamento sexual. É bom deixar claro que budismo e taoísmo não são religiões, e sim, filosofia de vida correta. 

Treino outra arte marcial, posso treinar com vocês?
É necessário muito treino, muitos anos e até uma vida inteira para que se compreenda – não memorizar técnicas – a essência do estilo Wing Chun.
A maioria dos mestres não aconselha treinar, simultaneamente, duas ou mais artes marciais. Melhor uma ‘coisa’ de cada vez. Primeiro porque o tempo está cada vez mais escasso, e dividir o pouco de tempo que temos acabaria por comprometer uma compreensão mais apurada na arte. Segundo, nos alimentamos mal, dispomos de uma energia limitada; assim, teríamos de dividir a que temos com as artes treinadas. Assim, não nos especializaríamos em nenhuma delas. Melhor escolher um ponto a focar e trabalhar nele.

Escolha bem o que você quer treinar, e vá com vontade. Mas vá com calma!

Dentro de quanto tempo de treino ficarei bom?
Tudo é relativo. Mas somente depois de dois ou três anos, com muito treino, os resultados começarão a vir. Mas como disse, tudo é relativo.

A escola participa de campeonatos?
Não. As competições limitam a arte, apesar de treinar o atleta no domínio emocional: confiança etc. As emoções podem ser trabalhadas doutros modos. Não é necessário passar o fio da faca no dedo para experimentar a capacidade de seu corte, tampouco decepar o pescoço de alguém para experimentar o corte da espada.
Treinamos Wing Chun como arte marcial, sim, para combate. Mas temos conceitos diferentes no tocante à competição. São os pontos proibidos em campeonatos que buscamos para bater com socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, pegadas etc.

Wing Chun é o melhor estilo de Kung Fu?
O meu mestre, responderia: “O nosso estilo funciona...”.
‘Eu começaria tudo novamente, treinaria o mesmo estilo, gosto da simplicidade – não estou falando de facilidade -, da sua efetividade em situações reais’, eu diria.
Não importa qual arte marcial seja. Pratique aquela pela qual você se sente atraído, não importa o nome, nem a origem. Sinta seu coração e siga adiante.

Você ainda tem dúvidas além das esclarecidas aqui? Nos mandem perguntas.

Etiqueta Marcial


Etiqueta Marcial

 Não é correto exibir seus conhecimentos marciais, exceto quando estritamente necessário;
 Nem correto se meter em encrencas, exceto para defender sua vida ou a de outrem, quando estritamente necessário;
 Escolher com sabedoria a comida, bebida, amizades e lugares para freqüentar;
 Ao chegar ao recinto marcial o aluno deve saudar (cumprimento tradicional chinês) o local. O gesto é silencioso, a linguagem deve sair do coração, sem hipocrisia. Após saudar o local o estudante cumprimenta (sempre com os gestos tradicionais) de modo particular, o sifu e, em seguida, cumprimenta de uma só vez, seus ‘irmãos-kung fu’;
  Antes de dar início à aula todos devem cumprimentar o mestre. Se por acaso a aula for iniciada por um aluno mais velho, o mesmo cumprimento é usado para ele como sinônimo de respeito. Ao fim do treino os mesmos gestos de saudação devem ser realizados;
 Ater-se aos exercícios e acatar as explicações do mestre;
 Ser solidário com seus colegas de treino e ajudá-los quando necessário;
 Ser aplicado e nunca esquecer as lições;
 Ser civilizado e nunca se enfurecer;
 Não se deixar levar pela preguiça e torpor;
 Ater-se ao próprio treino e não ficar de conversa com o colega;
 Zelar e manter limpos o uniforme e o próprio corpo;
 Zelar, manter limpo e organizado o local de treino;
 Não fazer uso de equipamentos e aparatos de treino sem permissão do mestre;
 Não praticar técnicas que ainda não lhes foram ensinadas;
 Evitar praticar técnicas avançadas diante de alunos novatos ou de pessoas desconhecidas; 
 Ser cortês e gentil para com todos;
 Trabalhar pela proliferação da arte e da ‘família-kung fu’;
 Evitar falar mal de outros estilos e professores;
 Zelar pelos princípios hierárquicos e genealógicos da escola;
 Calar-se quando o mestre ou um colega estiver falando;
 Sentar-se somente depois do mestre;
 Permitir ao mestre andar sempre à sua frente;
 Na necessidade de se ausentar do recinto, o aluno nunca deve fazê-lo saindo pela frente ou pelo meio da classe e sim, por detrás dela;
 Ao tomar chá, o aluno deve esperar que o mestre o faça primeiro;
 Caso o mestre do seu mestre (avô-kung fu) esteja no recinto de treino, ele deve ser digno primordial de atenção e respeito;
 Repetir o mesmo exercício ou técnica quantas vezes o mestre achar necessário;
 Entender que quando o mestre insiste numa técnica específica para cada pessoa, está aprimorando o wing chun kung fu de acordo com cada físico;
 Defender o estilo e ser fiel à sua tradição;
 Não é correto pedir ao mestre para ser ensinado uma nova técnica. O mestre sabe o momento certo de fazê-lo;
 Nenhum exercício ou técnica deve ser transmitido sem o consentimento expresso do mestre;
 O aluno deve sempre se dirigir ao mestre de acordo com os princípios hierárquicos e genealógicos de sua arte;
 O casaco (blusão usado no kung fu) tradicional serve para diferenciar o mestre do aluno. Não é correto ao aluno não graduado fazer uso da veste;
 Cada aluno deve fazer uso do uniforme condizente ao seu estágio de graduação;
 Não é correto fazer uso de uniformes (símbolos etc.) pertinentes à outra família ou estilo. Tal atitude caracteriza como atos de desrespeito e traição;
 Não é ético fazer uso do uniforme fora do recinto de treino, exceto em ocasiões especiais;
 O aluno deve esforçar-se em aplicar os preceitos do kung fu tanto no convívio familiar quanto no social.

Si Fu Carlos de Mamam e Si hing Ivonei Passos


Hierarquia Marcial

Os princípios hierárquicos representam a base que assegura a perpetuação do kung fu através dos tempos. Sem tais princípios esta arte marcial chinesa seria um amontoado de socos e pontapés com a finalidade somente de desordem social. É graças á hierarquia de cada ‘família-kung fu’ que a arte é tida desde os tempos mais remotos como instrumento de moldação do caráter humano, garantindo assim, exemplos de moralidade e retidão espiritual.

A hierarquia dentro do kung fu é semelhante àquela usada pelos povos antigos, onde o pai exercia o papel de líder, cabeça responsável pelo sustento e educação (disciplina) dos seus filhos e esposa, o que não deixa de ser uma maneira peculiar de governar. Caso o pai se ausentasse, caberia ao mais velho (esposa ou filho mais velho) proteger e zelar pela ordem da casa. Com a morte do pai, cabia ao filho mais velho defender os mais novos até que cada um adquirisse estrutura suficiente para resolver seus próprios problemas, constituir uma família etc. 

Sem hierarquia não haverá respeito, sem respeito não haverá disciplina; sem disciplina não haverá ordem, sem ordem não haverá equilíbrio. Sem equilíbrio não haverá vida (continuidade). Por este ângulo, percebe-se a importância da hierarquia na perpetuação de uma ‘família kung fu’, onde o mestre (sifu) é o responsável pela veiculação de um estilo. O sifu é a autoridade máxima dentro de uma família-kung fu, seguido pelos seus alunos e discípulos.

De acordo com a tradição, o Aluno Novato deve obediência ao Aluno Mais Velho, que deve obediência ao Grande Aluno Mais Velho, que deve obediência ao ‘Aluno Discípulo’, que deve obediência ao seu Sifu (mestre-pai).

A hierarquia deve ser alimentada para que a arte não perca sua essência. Os bons hábitos devem de início, ser uma obrigação para que com o tempo se tornem naturais. O aluno mais velho deve servir de exemplo aos mais novos que, mais tarde, servirão de espelho aos recém chegados. Como diz o dito popular, o hábito faz o monge.

O bom aluno (de boa conduta, disciplinado e esforçado) tem mais chance de ser um bom professor. Enquanto que um aluno indisciplinado, de péssima conduta tem mais chance de ser um professor problemático, irresponsável.

É de cedo, enquanto o bambu ainda é jovem que deve se moldá-lo ao modo correto, na forma desejada. É de cedo, quando ainda jovem que o aluno praticante deve experimentar o caminho da retidão, da boa conduta; educado nos princípios filosóficos da arte marcial escolhida.

Em uma visita ao principal Restaurante Chines de João Pessoa, descobri os segredos da receita do principal prato da casa, a famosa e enorme Barca. Descubra você também!

Treino com o Mestre Carlos de Mamam A.S.K Passo Fundo RS


Mais um grande colega de estudo de Kung Fu na Associação. Seja bem vindo ao estilo Wing Chun Ricardo Camargo.

Nosso novo amigo Mestre Hudson Willian de Bauru, realizando um grande trabalho sobre o estilo Wing Chun.

Instrutores ou Mestres na China tem várias idades, pois o importante é a humildade de aprender as técnicas do estilo.

sexta-feira, 15 de maio de 2015